Quem Somos

"A Associação Victorino Fabião Vieira nasceu da vontade de um grupo de pessoas que consideram a preservação da história fator essencial para a compreensão do presente e preparação do futuro de uma sociedade, o que só é possível a partir do olhar crítico dos fatos e acontecimentos históricos e dos comportamentos, que tendem a se reproduzir no tempo. Por outro lado, acreditamos que as bases de uma nação forte erguem-se sobre pilares oriundos da cultura e da educação de um povo, valores erigidos a partir da preservação do que é seu e do que foi construído por seus antepassados.
Assim, não podemos quedar silentes ao ruir de nosso prédios históricos, razão pela qual vem a AVFV tentar contribuir com o trabalho de restauração dos prédios históricos do nosso estado, tão importantes para o acervo cultural e arquitetônico do nosso Rio Grande do Sul, a começar pelo histórico Castelo Simões Lopes, nosso prédio símbolo, situado em Pelotas, ao qual a AVFV dedicou o início de sua vida associativa, sendo autora de seu Processo de Tombamento perante o IPHAE/RS e empreendendo ações junto à Prefeitura de Pelotas e ao Ministério Público Estadual, que resultaram na elaboração da Legislação Municipal sobre Uso Criativo de Imóveis Públicos e no consequente processo licitatório pelo qual o nosso amado Castelo foi beneficiado pela assunção de uma entidade responsável por sua restauração.
Dessa forma, realizamos um trabalho beneficente em prol de um sonho que não é só nosso, é compartilhado por todas as pessoas que, entusiasmadas pela história e pela tradição de nosso Estado, querem contribuir, de alguma forma, para que essa cultura seja preservada, atuando em 4 áreas, Legislação Patrimonial, Restauração e Restauro, Educação Patrimonial e Turismo Cultural.
Por fim, todos estão convidados a participar dessa luta, seja unindo-se a nós nesse voluntariado pela preservação da nossa história, seja através de doações, que serão muito bem-vindas e viabilizarão a continuidade do nosso trabalho. Também podem contribuir associando-se à AVFV, basta consultar o site www.avfv.org.br ou solicitar informações pelo email avfv@avfv.org.br. Também pedimos que curtam a nossa página no facebook e convidem todos os seus amigos a fazerem o mesmo."